Acreditamos no Direito

Ao Desporto


O que sabes sobre Desporto Adaptado?

O desporto adaptado é uma forma de integração das pessoas com deficiência na sociedade. Para além dos benefícios físicos, contribui para o bem-estar emocional e pode ser um elemento-chave para o desenvolvimento pessoal.

Durante o ano de 2022, a APD tem desenvolvido ações de demonstração no contexto escolar, de recuperação e contexto recreativo para desmistificar preconceitos relacionados com a deficiência, apresentação das várias modalidades do desporto adaptado e palestras nas ações sobre a experiência pessoal de cada um dos atletas, bem como os benefícios que a sua prática contempla nas suas vidas. Estas ações ocorrem em contexto escolar, desde a escola básica até ao ensino superior, para futuros profissionais da área de desporto.

Campeonato Nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas 2022 – 2023

Jogos

2ª Fase

28/01/2023
APD Sintra vs APD Lisboa

1ª Fase
30/10/2022
APD Lisboa vs ACD Cotovia

5/11/2022
GDD Alcoitão vs APD Lisboa

13/11/2022
APD Lisboa vs APD Paredes

19/11/2022
APD Braga vs APD Lisboa

27/11/2022
APD Lisboa vs APD Leiria

4/12/2022
APD Lisboa vs BC Gaia

11/12/2022
APD Sintra vs APD Lisboa

Basquetebol Adaptado

Projeto desportivo “APD Lisboa Equipa Desporto”

O basquetebol em cadeira de rodas começou a ser praticado após a II Guerra Mundial, sobretudo como atividade de reabilitação dos deficientes motores resultantes do conflito.

A modalidade pode ser praticada por ambos os sexos, com deficiências motoras e é jogada por duas equipas de cinco jogadores cada.

Aplicam-se as regras da Federação Internacional de Basquetebol, conjugadas com as adaptações previstas pela Federação Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas.

O jogo decorre num campo de basquetebol convencional, respeitando todas as marcações e medidas do mesmo. Como os atletas diferem entre si consoante o seu grau de deficiência, foi criado um sistema de pontos que vai de a 4, 5 pontos, avaliados de acordo com a funcionalidade de volume de ação nos diversos aspetos do jogo. A soma dos pontos dos cinco elementos de uma equipa em campo, quando se trata de competição não pode ultrapassar os 14 pontos.

Na APD esta prática desportiva é realizada nas delegações de Braga, Leiria, Lisboa, Paredes e Sintra.

Demonstração com equipas de Lisboa e Leiria na Festa do Avante 2018

Andebol Adaptado

A modalidade de andebol adaptado é jogada em cadeira de rodas em equipas de 4 (CR4) ou 6 (CR6).

Existem dois campeonatos para as duas vertentes – CR4 e CR6, divergindo nos tempos de jogo.

As regras do andebol em cadeira de rodas são semelhantes às do andebol tradicional.

As equipas podem ser mistas e não existe equipas por categorias de idades.

Na APD é praticada esta modalidades nas delegações de Leiria, Lisboa e Porto.

Atletismo

A prática desta modalidade está aberta a atletas com qualquer deficiência em provas masculinas e femininas.
O regulamento base é o da IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), com algumas adaptações de acordo com o tipo e grau de deficiência dos participantes, seguindo os regulamentos das entidades que controlam os desportos adaptados de competição.

Os atletas competem de acordo com as classificações desportivas segregadas, ou seja agrupadas por área de deficiência, de forma a haver equilíbrio na competição, e contam com recursos como cadeiras de rodas, próteses ou até mesmo outro atleta como guia.

Na APD poderá praticar esta modalidade nas delegações de Braga e Paredes.

Ténis de mesa

No ténis de mesa participam atletas do sexo masculino e feminino com Deficiência Motora (paralisia cerebral, amputados e cadeira de rodas), Intelectual e Auditiva.

As partidas consistem no melhor de cinco sets, sendo que cada um deles é disputado até que um dos jogadores atinja 11 pontos.
Em caso de empate em 10 a 10, vence quem primeiro abrir dois pontos de vantagem.

A instituição responsável pela modalidade é a Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF).
A classificação dos atletas é realizada a partir da mensuração do alcance de movimentos de cada atleta, força muscular, locomoção, equilíbrio na cadeira de rodas e a habilidade de segurar a raquete.

Região Norte

Demonstração de Basquetebol em Cadeira de Rodas | 25 de Abril | Cidade de Braga
Demonstração Remo Indoor | 9 de Abril | Sede Delegação de Chaves
Previous slide
Next slide

Região Centro

Crianças a experimentar jogar basquetebol em cadeira de rodas
Demonstração de basquetebol em cadeira de rodas | 10 de Setembro | Festa do Desporto em Leiria

Região Lisboa e Vale do Tejo

Demonstração na Escola de Santo António | 28 de Abril | Barreiro
Demonstração de Basquetebol em cadeira de rodas na Escola Sacadura Cabral | 24 de Maio | Alverca
Demonstração em basquetebol em cadeira de rodas no ISCE para futuros profissionais de Ensino | 24 de Junho | Odivelas
Previous slide
Next slide

Região Alentejo

  • A prática desportiva fomenta a igualdade dos participantes, diminuindo barreiras, preconceitos, potenciando as capacidades físicas, psicológicas e relacionais, ajudando na socialização dos indivíduos. Através do conhecimento das histórias de vida das nossas pessoas, dos nossos atletas, que são verdadeiros “heróis anónimos” podemos transmitir de uma forma muito impactante, simples e humana valores como força de vontade, ambição, amizade, fair-play e “STOP Bullying”. Há necessidade de envolver e sensibilizar a comunidade escolar e os próprios alunos para a promoção da educação e a prática desportiva.
  • Para a concretização do projeto é fundamental a envolvência e a participação ativa das pessoas com deficiência para a promoção do desporto adaptado através de palestras motivacionais e ações de demonstração nas escolas. A distribuição de flyers sobre os benefícios da atividade desportiva e a promoção da prática sistematizada dos valores e do Fair Play desportivo.

“Projeto cofinanciado pelo programa de financiamento do INR, I.P.”

  • O projeto visa a participação ativa e integração social das pessoas com deficiência na sociedade através do desporto adaptado e a promoção da inclusão social das camadas mais jovens. Através de demonstrações públicas junto da comunidade escolar e público em geral e da distribuição de flyers sobre os benefícios da atividade desportiva e exibição do tutorial de iniciação ao desporto adaptado, educar para a participação ativa dos alunos com deficiência nas atividades desportivas e outras.

“Projeto cofinanciado pelo programa de financiamento do INR, I.P.”

  • O projeto visa envolver a comunidade escolar através de demonstrações das modalidades, incentivar os alunos a elaborar um trabalho no fim de cada ação e a participação das pessoas com deficiência na sociedade através da prática desportiva adaptada. Sensibilizar as entidades públicas e privadas para a inclusão de atividades adaptadas através de ações, entre ela o dia mundial da criança e levar acabo uma análise dos acessos aos equipamentos desportivos públicos em Lisboa.

“Projeto cofinanciado pelo programa de financiamento do INR, I.P.”

 
  • Promover a inclusão nas camadas mais jovens, através da prática de desportos adaptados nas ações de divulgação nos estabelecimentos de ensino e ou em locais similares e na atividade regular das competições nacionais, envolvendo a comunidade escolar e a população em geral, salientar os benefícios físicos e psicológicos da prática desportiva.

“Projecto cofinanciado pelo programa de financiamento do INR, I.P

  • O projeto visa a captação de crianças e jovens com deficiência, principalmente do sexo feminino, para a prática de atividade física regular dando a conhecer os benefícios decorrentes desta prática ao nível físico, mental e social e, através dos jogos de equipa, promover as capacidades sociais visando a inclusão social. Incrementar, alargar e dinamizar novas modalidades, pelo que haverá necessidade de adquirir novo material desportivo. Serão produzidos materiais de divulgação e promoção do projeto.
  • Os objetivos do projeto são: Incentivar a prática desportiva de jovens e promover a sua inclusão social através da prática e apresentação pública de desportos adaptados nas ações da atividade regular das competições nacionais e nas escolas, com o envolvimento da comunidade educativa e da população em geral; promover a participação cidadã dos jovens com deficiência.

Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento INR, I.P. 2016;

O objectivo do projecto é contribuir para a inclusão social de crianças e jovens com deficiência, através da prática de vários desportos adaptados e realização de acções em várias entidades educativas e em vários locais a nível nacional.

  “projecto cofinanciado pelo programa de financiamento do INR, I.P.”

Ultimas do Desporto

Notícias

Sobre a denúncia de incumprimento da Convenção por parte do IPDJ

Em resposta a comunicado enviado ao Sr. Primeiro Ministro, a 23 de Janeiro, pela Associação Portuguesa de Deficientes (APD) com a denúncia do incumprimento da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), fomos informados pelo Chefe de Gabinete do Sr. Primeiro Ministro que o assunto foi encaminhado para o Gabinete da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.

ler mais »
Desporto

21º Torneio de Lisboa Basquetebol Adaptado

Realizou-se o 21º Torneio Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas nos dias 24 e 25 de Setembro de 2022, em Lisboa no Pavilhão da CMLisboa nas Olaias.
O torneio tem como objectivo a divulgação da modalidade e competir com equipas de outros campeonatos.
As equipas participantes Portuguesas foram a APD-Lisboa e B.C. Gaia.
As equipas Espanholas foram a Iberconsa AMFIV e a Basketmi FERROL.
Foi vencedor do Troneio a equipa de Ferrol , em 2º lugar a Iberconsa AMFIV, em 3º lugar a B.C.Gaia e em último a APD-Lisboa.

ler mais »
Skip to content