Categorias
Notícias

Educação Inclusiva em Portugal

A APD participou no 2° Seminário Internacional do Núcleo de Estudos da Deficiência do ISCTE, que se realizou no passado dia 7 de dezembro, nas instalações do ISCTE (Auditório JJ Laginha). O tema em debate foi a educação inclusiva em Portugal.

O evento deu a conhecer e permitiu refletir e debater os resultados preliminares do estudo: “Ponto da Situação da Escola Inclusiva em Portugal”, realizado pela equipa de investigadores do Núcleo de Estudos da Deficiência do ISCTE em parceria com as organizações representativas das pessoas com deficiência, das quais a APD faz parte. Foi também celebrada a assinatura de protocolos de colaboração entre várias entidades e o ISCTE. Uma dessas entidades foi a APD, como membro do Conselho Consultivo do Núcleo de Estudo da Deficiência do ISCTE.

Categorias
Notícias

Inquérito sobre Educação Inclusiva

A APD , enquanto membro do Conselho Consultivo do Núcleo de Estudos do ISCTE, está a colaborar na divulgação de um inquérito no âmbito de um estudo sobre educação Inclusiva em Portugal, que tem como destinatários as famílias dos alunos com necessidades educativas especiais, com idades entre os 6 e os 18 anos. Este questionário está aberto até dia 15 de outubro e apelamos à sua participação.

O Núcleo de Estudos da Deficiência do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, encontra-se a desenvolver um estudo no âmbito da Educação Inclusiva em Portugal. Este estudo tem como objetivo conhecer e avaliar, tendo por referência o ano letivo 2022/2023, o desempenho do sistema educativo e a satisfação com o mesmo por parte das famílias dos alunos com necessidades educativas específicas decorrentes de deficiência ou incapacidade a frequentar o nível de ensino básico ou secundário.

 Para isso, foi construído um questionário, com a duração aproximada de 10 minutos, ao qual lhe pedimos que responda até ao dia 15 de outubro, clicando aqui ou no link abaixo.

Por que é importante que participe neste estudo?


– Porque não existe em Portugal um grande estudo independente sobre esta temática;

– Porque todos conhecemos que existem muitas questões a melhorar na inclusão escolar dos alunos com deficiência, mas é preciso conhecê-las com rigor e quantificá-las;

– Porque é fundamental ouvir as famílias e não só os peritos e professores;

– Porque a identificação dos problemas contribuirá para uma procura de mais e melhores soluções;

– Porque não basta ter uma legislação inclusiva, é necessário que a sua implementação seja de acordo com o normativo;

– Porque os alunos com deficiência têm direito a uma educação de qualidade a qual tenderá a conferir-lhes ferramentas para uma melhor expectativa profissional na fase pós-escolar.

– Porque a sua opinião conta e é importante!  

 A resposta a este questionário é anónima e não existem respostas certas ou erradas, apenas nos interessa saber a sua opinião acerca dos aspetos apresentados. Por isso, pedimos que seja sincero/a nas suas respostas, pois só assim o estudo será válido.

De modo a facilitar a compreensão de alguns conceitos ou questões que lhe poderão suscitar dúvidas, enviamos um guião de preenchimento que o/a ajudará a melhor entender o que se pretende em algumas das questões colocadas. Por favor, leia atentamente este documento. 

A sua participação é muito importante e determinante para uma avaliação objetiva e rigorosa em torno da escola inclusiva em Portugal. De igual modo, se conhecer outros pais/encarregados de educação que tenham educandos a frequentar o ensino básico/secundário, poderá partilhar o link do questionário para que possam também eles se pronunciar, se assim o entenderem.

 Os principais resultados obtidos serão apresentados num evento público e gratuito, o 2º Seminário Internacional do Núcleo de Estudos da Deficiência, que decorrerá no ISCTE – Auditório J.J. Laginha – no dia 13 de dezembro de 2023, para o qual o/a convidamos desde já a participar.

 Link de acesso ao questionário:

https://iscteiul.co1.qualtrics.com/jfe/form/SV_6sqUqWqy4lGVxeC

Se precisar de ajuda pode consultar o Guião de Preenchimento

Categorias
Notícias

ISCTE lança Pós-Graduação em Estudos de Deficiência e Direitos Humanos

O Iscte-Instituto Universitário de Lisboa vai lançar, já no próximo ano letivo 2023/2024, uma Pós-Graduação em Estudos de Deficiência e Direitos Humanos.

Esta oferta formativa,visa a preparação e capacitação dos profissionais técnicos do setor, licenciados que pretendam profissionalizar-se na área e dirigentes de organismos públicos, autarquias e instituições de solidariedade social, para a transição para um modelo centrado na ótica da promoção da participação e dos direitos humanos das pessoas com deficiência.

Esta é a primeira Pós-Graduação em Portugal amplamente acessível para pessoas surdas ou com outras incapacidades, que prima pelo seu caráter fortemente inclusivo.

Tem a duração de um ano e é ministrada em regime pós-laboral, encontrando-se o período de candidaturas aberto até ao dia 28 de agosto de 2023. Poderá consultar mais detalhadamente todas as informações e realizar a sua candidatura aqui.

Os profissionais/associados das organizações representativas da deficiência (incluindo federadas, núcleos e associadas), a título excecional, poderão beneficiar de um desconto de cerca de 50% sobre valor da propina desta Pós-Graduação/Mestrado**, cujo desconto compreende um número de vagas limitado.

Acresce a este considerável desconto a possibilidade de pagamento faseado em cerca de 10 prestações/ano.

Além disso, encontra-se em fase de aprovação pela A3ES um mestrado em “Estudos da Deficiência e Direitos Humanos” que confere equivalência ao primeiro ano curricular aos estudantes que tenham concluído a Pós-Graduação e que pretendam transitar diretamente para o segundo ano deste mestrado. Neste caso, os alunos encontram-se isentos do pagamento da propina referente ao primeiro ano letivo do mestrado.

Skip to content