Imprimir

Aniversário da APD

50 anos

A Direção Nacional lançou o repto ao nosso sócio fundador, Joaquim Cardoso, para escrever umas linhas sobre a APD no dia do seunascimento! E fomos tão brilhantemente brindados!

“A memória desabrocha na data do 50º aniversário da Associação Portuguesa de Deficientes, concebida/gerada num contexto de profundas carências, injustiças, rejeições, miséria, pobreza, quando a deficiência era ocultada, causava, nas classes pudentes, complexo de culpa, sublimado na caridade, mas manifesto em ignóbeis repressões, parecendo punir os castigados por um enorme menosprezo, quando eram detidos os que eram forçados à mendicidade, subtraindo-lhes o conteúdo das magras esmolas.

A agudização da guerra colonial, génese de múltiplas incapacidades, a tomada de consciência de algumas pessoas com deficiência atingiram algum conhecimento, apesar de duríssimas privações, designadamente nos territórios, templos do opróbrio, abriram um rumo novo, prelúdio da gloriosa revolução de Abril…

Desde 1970, foram sendo realizadas reuniões participadas por um grupo activo, persistente, generoso, disposto a produzir «mudança», embora certos da inexorável repressão da ditadura.

Nado no Alentejo, pulsou a indomável aspiração à liberdade, ao conhecimento, à luz inefável da dignificação da pessoa humana. Lá estive! A juventude libertou a vocação à inovação, à singularidade, à igual aspiração à universalidade de todos os direitos, sem cuidar das causas, origens, porque todos padecíamos os mesmos vitupérios. A conjuntura impediu-me fazer quanto desejava, mas o ideal ardia, acendia a audácia de lutar, a certeza certa da transcendência de constituir a nossa querida APD.

Esta «menina» celebra 50 anos, sofreu, lutou, sempre leal às pessoas com deficiência… Terá feito algumas traquinices, mas jamais mudou de caminho, renegou os seus ideais!...

Tenho, como «sócio fundador», percorrido estrada atribulada, atravessando um território marginalizado, hostilizado, fortemente açoitado pelo apego à liberdade, pelo o amor à cultura, pelo indefectível zelo das suas gentes, tão ofendidas, tão exploradas, tão humilhadas, mas sempre verticais…

Muitos meses, muitos dias, muitas noites, dedicados à nobilíssima causa dos Direitos Humanos!

Tanta indiferença, tanta incúria, algumas intolerâncias, não debelaram a resistência…

As convicções, a inelutável certeza da vitória, a evidência da profetizável mudança, a determinação de legar às futuras gerações futuro fraterno, liberto, humanista, inclusivo, foram bússola desta longa estrada…

«Servir», não se servir, foram, são, serão sempre estrelas rutilantes nestas tenazes tribulações…

Sócio fundador, activista, há 50 anos da «amada APD», faltam palavras para felicitar todos os associados, todos os dirigentes, para recordar «heróis» que repousam no acento etéreo, cuja vinculação à luta das pessoas com deficiência, malgrado as suas limitações, é epopeia humanista que nos há-de conduzir ao combate, aos combates (pacíficos) para superar o mais perigoso retrocesso social, o mais temeroso ocaso da inclusão…

Ânimo, coragem, audácia, inquebrantável fortaleza, abnegada dedicação, intrépida lealdade, são profecia que há-de cumprir-se na radiosa vitória do projecto, dos princípios, dos ideais impregnados/repletos de humanismo da Associação Portuguesa de Deficientes!...

Recebam deste velho sócio fundador, este pregão de confiança, este penhor de fraternidade, esta amizade, mesmo na austeridade, às vezes, da crítica…

««Nada sobre Nós, sem Nós»»

Temos «voz», Não falem por Nós, queremos ser escutados…

««Se não nos deixam sonhar, não vos deixaremos dormir»

Felicitações, querida APD! Que festejes 50, 100, muitos, muitos aniversários.

Dado em Borba, aos 13 dias de Abril 2022

Joaquim Manuel Cardoso

“Sócio Fundador”


Agradecemos a todos os homens e mulheres que se tem vindo a entregar à defesa dos direitos humanos das pessoas com deficiência, ao longos destes 50 anos.

E um especial agradecimento aos nossos associados pela confiança no nosso trabalho.

O trabalho é para continuar!

A todos que pretendam deixar uma mensagem de parabéns, sintam-se à vontade para o fazer para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Mensagem Institucional INR

Pela APD

A Presidente

Gisela Valente