Prémios de Investigação e Desenvolvimento 2021 – Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

Inicio  »  Notícias APD  »

Prémios de Investigação e Desenvolvimento 2021 – Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

Partilha esta notícia

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Prémios de Investigação e Desenvolvimento 2021 – Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. (INR) abriu as candidaturas para os Prémios de Investigação e Desenvolvimento 2021, nas áreas da Inovação Tecnológica, das Ciências Sociais e Humanas e da mensagem gráfica, designadamente:

  • Prémio Cartaz 3 de Dezembro: premeia o trabalho gráfico que sensibilize e mobilize a opinião pública para o reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência, celebrando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, assinalado a 3 de dezembro. O 1.º Prémio, no valor de 1. 500 euros, é atribuído pelo INR, sendo ainda concedidas duas Menções Honrosas. Nas edições anteriores foram distinguidos trabalhos de profissionais da arte e do design, de pessoas com deficiência, estudantes e outras personalidades que na diversidade de olhares, prosseguem os valores da igualdade. Este prémio e as respetivas parcerias encontram-se em atualização. As candidaturas para este prémio podem ser efetuadas através deste formulário.

 

  • Prémio de Inovação Tecnológica Eng.º Jaime Filipe: premeia e distingue a invenção e o desenvolvimento de equipamentos, instrumentos, produtos e tecnologias que promovam a autonomia das pessoas com deficiência no seu quotidiano, otimizando as suas capacidades físicas, cognitivas e sociais e, contribuam para a melhoria da sua qualidade de vida e autonomia. O 1.º Prémio, no valor de 10 000 euros, é atribuído equitativamente pelo INR e pelo Grupo Os Mosqueteiros, sendo ainda concedidas duas Menções Honrosas. Desde 2001, esta iniciativa tem distinguido, entre outros, invenções de produtos de apoio, aplicações informáticas que promovem o acesso das pessoas com deficiência ao ensino, cultura, trabalho e ao usufruto da arte. As candidaturas para este prémio podem ser efetuadas através deste formulário.

 

  • Prémio para as Ciências Sociais e Humanas: premeia e distingue os trabalhos realizados por estudantes de mestrado e doutoramento que, através da sua investigação, concorram para produção de conhecimento científico sobre deficiência e inclusão. Visa reconhecer trabalhos que promovam o estudo do impacto das barreiras sociais, culturais, comportamentais e físicas na inclusão e na participação das pessoas com deficiência, e outros estudos que promovam os direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. O 1.º Prémio, no valor de 5 000 euros, é atribuído pelo INR, sendo ainda concedidas duas Menções Honrosas. Nas edições anteriores, foram distinguidos estudos em temáticas como a aprendizagem, a saúde, a oferta turística e os direitos das pessoas com deficiência. As candidaturas para este prémio podem ser efetuadas através deste formulário.

Salientam-se os acordos de parceria realizados com: Grupo Os Mosqueteiros, Play Planet, Centro de Educação e Formação Profissional Integrada (CEFPI), Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica (CENCAL) e Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), que se associam, deste modo, à promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Para mais informações sobre as candidaturas poderá ser consultado o website do INR. As candidaturas estão abertas até dia 6 de outubro. Esclarecimentos adicionais através do endereço eletrónico INR-uifd@inr.mtsss.pt

Notícias Relacionadas

Tribuna Pública acessibilidades e transportes

A APD, em conjunto com a Comissão de Utentes dos Transportes de Lisboa, realizou uma Tribuna Pública por melhores acessibilidades, por melhores transportes. A iniciativa teve lugar na passada sexta-feira, no Cais do Sodré, em Lisboa, para reivindicar o direito de todas as pessoas à mobilidade. A intervenção por parte da APD esteve a cargo de Helena Rato, Vice-Presidente da Direção Nacional.

APD envia propostas para o OE25 à Assembleia da República

Considerando que a proposta de Orçamento de Estado para 2025 está muito aquém das necessidades, a APD enviou às Senhoras e Senhores Deputados da Assembleia da República um conjunto de propostas sobre matérias prementes que condicionam a capacidade de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade portuguesa.

Skip to content