Recolha de testemunhos | Relatório ODDH 2019

Inicio  »  Notícias APD  »

Recolha de testemunhos | Relatório ODDH 2019

Partilha esta notícia

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Recolha de testemunhos | Relatório ODDH 2019

O Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) está a elaborar o relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal: Indicadores de Direitos Humanos – 2019”, que será apresentado publicamente no dia 13 de dezembro de 2019, no IV Encontro ODDH, no ISCSP, em Lisboa.

Incidindo em três áreas – educação, formação profissional/emprego e condições de vida/ proteção social/vida independente -, este relatório recorre a dados estatísticos de fontes secundárias, nacionais e internacionais, que possibilitam dar conta dos progressos alcançados no cumprimento dos direitos humanos das pessoas com deficiência e dos desafios que permanecem.

No entanto, além da informação quantitativa importa também incluir no relatório testemunhos que permitam:

(1)  Retratar experiências de vida das pessoas com deficiência, ilustrando aspetos positivos ou negativos que os dados quantitativos já revelam;

(2)  Ou dar visibilidade a outras questões que os dados quantitativos não apreendem, mas que importa mostrar e debater, denunciando assim lacunas ou problemas que permanecem por resolver.

Os testemunhos pretendidos deverão enquadrar-se nos seguintes temas:

  • Educação (ex. apoios técnicos e humanos disponibilizados pelas escolas e pelos CRI; percursos de transição entre ciclos e após escolaridade obrigatória, outros);
  • Formação profissional e emprego (ex. percursos de integração profissional após formação; reintegração profissional após aquisição de deficiência; outros);
  • Condições de vida, proteção social e vida independente (ex. apoios à vida independente; acesso à PSI e outros apoios sociais; cuidadores informais e apoios às famílias de pessoas com deficiência; acesso a produtos de apoio; outros).

A equipa do ODDH irá proceder à seleção dos relatos a incorporar no relatório.

Os testemunhos (máximo 1200 caracteres) devem ser enviados através do formulário online disponível no LINKhttps://forms.gle/uhu8rcSS5HuBApm97  

 

DATA LIMITE DE ENVIO: 26 DE JULHO DE 2019      ***********      (Prazo alargado até 25 de Outubro de 2020)         


Consulte: Divulgação de resultados preliminares

Notícias Relacionadas

Comunicado da APD sobre os graves incidentes na Assembleia da República

Na passada quinta-feira, 13 de fevereiro, na Assembleia da República, teve lugar acontecimento inédito, indigno, sintoma de menosprezo pela democracia, que julgávamos impossível. Deputados do Chega insultaram a Deputada Ana Sofia Antunes, pessoa com deficiência visual, através de comentários e afirmações indecentes.

Desde já, manifestamos a nossa solidariedade com a deputada em questão, bem como com todas as pessoas que diariamente sofrem com os insultos e as diversas agressões com base na sua deficiência.

QUESTIONÁRIO | Acessibilidade no pagamento de bens e serviços

No âmbito do estudo que está a ser levado a cabo pelo Banco Central Europeu para compreender o impacto que os meios de pagamento digitais têm na capacidade de compreensão dos cidadãos para fazer pagamentos em retalho, solicitamos a todos a resposta a umas breves questões para identificar elementos-chave no que concerne à acessibilidade digital. O questionário é anónimo e não tomará muito tempo a responder. Disponível até 20 de fevereiro. Colabore!

APD celebra protocolo com Misericórdias Saúde

A Associação Portuguesa de Deficientes celebrou um protocolo de parceria com a Misericórdias Saúde, disponibilizando aos seus associados um plano de saúde com condições especiais.

Skip to content