Violência Doméstica – SEIVD- RIAV (Secção Especializada Integrada VD)

Inicio  »  Notícias APD  »

Violência Doméstica – SEIVD- RIAV (Secção Especializada Integrada VD)

Partilha esta notícia

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Violência Doméstica – SEIVD- RIAV (Secção Especializada Integrada VD)

Está em funcionamento a nova Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica na cidade de Lisboa, a SEIVD- RIAV (Secção Especializada Integrada de Violência Doméstica – Resposta Integrada de Apoio à Vítima) – espaço multidisciplinar de intervenção e acompanhamento às vítimas de violência doméstica, resulta de um protocolo estabelecido entre o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, o Departamento de Investigação e Acção Penal da Comarca de Lisboa e a Junta de Freguesia do Parque das Nações.

É um equipamento pensado para dar às vítimas de violência doméstica, uma resposta integrada, onde polícias, afectos ao Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP) e Técnicos de Apoio à Vítima (TAV), trabalham em conjunto, 24h/7 dias, 365 dias por ano.

Este espaço oferece um atendimento especializado por parte dos agentes da PSP, conjuntamente com Técnicos de Apoio à Vítima com formação específica na área da violência doméstica.

O referido espaço possui três gabinetes, um espaço dedicado às crianças e, para além da intervenção directa, terá competências na promoção de actividades de carácter preventivo e pedagógico na comunidade local.

As vítimas identificadas nas situações de Violência Doméstica, de risco ELEVADO após a denúncia, serão de imediato encaminhadas para a equipa de serviço para inquirição da vítima e em articulação com o MP do SEIVD de Lisboa.

A equipa de serviço para inquirição da vítima é constituída por  investigadores pertencentes à Divisão de Investigação Criminal e estarão naquele local em dias úteis entre as 09H00 as 17H00.

Morada:

  • Campus da JUSTIÇA DE LISBOA

Av. D. João II, n.º 1.08.01G – Edifício E – piso 0   1990-097 Lisboa

Sem esquecer que, em Lisboa, existe a outra estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica:

  •  Espaço Júlia

Alameda Santo António dos Capuchos, Edifício do Hospital Santo António dos Capuchos, 1169-050 Lisboa

Notícias Relacionadas

Tribuna Pública acessibilidades e transportes

A APD, em conjunto com a Comissão de Utentes dos Transportes de Lisboa, realizou uma Tribuna Pública por melhores acessibilidades, por melhores transportes. A iniciativa teve lugar na passada sexta-feira, no Cais do Sodré, em Lisboa, para reivindicar o direito de todas as pessoas à mobilidade. A intervenção por parte da APD esteve a cargo de Helena Rato, Vice-Presidente da Direção Nacional.

APD envia propostas para o OE25 à Assembleia da República

Considerando que a proposta de Orçamento de Estado para 2025 está muito aquém das necessidades, a APD enviou às Senhoras e Senhores Deputados da Assembleia da República um conjunto de propostas sobre matérias prementes que condicionam a capacidade de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade portuguesa.

29º Encontro Nacional da CNOD

A APD esteve presente no 29º Encontro Nacional da CNOD, que decorreu no dia 26 de outubro, em Viseu, sob o lema «Em luta por uma sociedade Inclusiva».

Skip to content