Violência Doméstica – SEIVD- RIAV (Secção Especializada Integrada VD)

Inicio  »  Notícias APD  »

Violência Doméstica – SEIVD- RIAV (Secção Especializada Integrada VD)

Partilha esta notícia

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Violência Doméstica – SEIVD- RIAV (Secção Especializada Integrada VD)

Está em funcionamento a nova Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica na cidade de Lisboa, a SEIVD- RIAV (Secção Especializada Integrada de Violência Doméstica – Resposta Integrada de Apoio à Vítima) – espaço multidisciplinar de intervenção e acompanhamento às vítimas de violência doméstica, resulta de um protocolo estabelecido entre o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, o Departamento de Investigação e Acção Penal da Comarca de Lisboa e a Junta de Freguesia do Parque das Nações.

É um equipamento pensado para dar às vítimas de violência doméstica, uma resposta integrada, onde polícias, afectos ao Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP) e Técnicos de Apoio à Vítima (TAV), trabalham em conjunto, 24h/7 dias, 365 dias por ano.

Este espaço oferece um atendimento especializado por parte dos agentes da PSP, conjuntamente com Técnicos de Apoio à Vítima com formação específica na área da violência doméstica.

O referido espaço possui três gabinetes, um espaço dedicado às crianças e, para além da intervenção directa, terá competências na promoção de actividades de carácter preventivo e pedagógico na comunidade local.

As vítimas identificadas nas situações de Violência Doméstica, de risco ELEVADO após a denúncia, serão de imediato encaminhadas para a equipa de serviço para inquirição da vítima e em articulação com o MP do SEIVD de Lisboa.

A equipa de serviço para inquirição da vítima é constituída por  investigadores pertencentes à Divisão de Investigação Criminal e estarão naquele local em dias úteis entre as 09H00 as 17H00.

Morada:

  • Campus da JUSTIÇA DE LISBOA

Av. D. João II, n.º 1.08.01G – Edifício E – piso 0   1990-097 Lisboa

Sem esquecer que, em Lisboa, existe a outra estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica:

  •  Espaço Júlia

Alameda Santo António dos Capuchos, Edifício do Hospital Santo António dos Capuchos, 1169-050 Lisboa

Notícias Relacionadas

Inquérito sobre Educação Inclusiva

A APD, enquanto membro do Conselho Consultivo do Núcleo de Estudos do ISCTE, está a colaborar na divulgação de um inquérito no âmbito de um estudo sobre educação Inclusiva em Portugal, que tem como destinatários as famílias dos alunos com necessidades educativas especiais, com idades entre os 6 e os 18 anos. Este questionário está aberto até dia 15 de outubro e apelamos à sua participação.

ISCTE lança Pós-Graduação em Estudos de Deficiência e Direitos Humanos

Esta oferta formativa, visa a preparação e capacitação dos profissionais técnicos do setor, licenciados que pretendam profissionalizar-se na área e dirigentes de organismos públicos, autarquias e instituições de solidariedade social, para a transição para um modelo centrado na ótica da promoção da participação e dos direitos humanos das pessoas com deficiência.

Dêem um oportunidade à paz

Nos dias 25 a 30 de Julho de 1983 teve lugar o Festival Dêem Uma Oportunidade à Paz, no
Carvalhal – Grândola. Construído para lutar pela contenção da escalada armamentista e
contra a instalação de novas armas nucleares, pela progressiva desactivação e anulação
mútua de todo o arsenal nuclear…

Skip to content