Colóquio Deficiência e Vida Independente em Portugal

Inicio  »  Notícias APD  »

Colóquio Deficiência e Vida Independente em Portugal

Partilha esta notícia

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Colóquio Deficiência e Vida Independente em Portugal

O Projeto “DECIDE – Deficiência e autodeterminação: o desafio da “vida independente” em Portugal” desenvolvido pelo Centro de Ciência Sociais da Universidade de Coimbra e o CAVI Lisboa do CVI convidam tod@s @s interessad@s a assistir ao Colóquio Internacional “Vida Independente em Portugal: desafios e potencialidades”, que terá lugar entre os dias 18 e 21 de Novembro, num formato online (plataforma zoom – podem aceder às ligações através do programa acedendo à páginas do projecto DECIDE ou à página dedicada do colóquio)   

Este evento pretende apresentar e discutir os resultados finais do projeto DECIDE, bem como refletir sobre a Vida Independente em Portugal, auscultando as boas práticas e os modelos de sucesso (e de menos sucesso) na Europa, na voz das pessoas com deficiência que estiveram na luta pela sua implementação, na construção das leis e operacionalização destas. 

Será, igualmente, uma boa oportunidade de reunião de vári@s stakeholders da região de Lisboa, de realização de um balanço da implementação dos projetos-piloto de vida independente a nível nacional e das diferentes nuances na sua implementação pelas várias instituições envolvidas, bem como ouvir os testemunhos de destinatári@s de assistência pessoal.

O colóquio contará, mais uma vez, com a participação de Adolf Ratzka (Fundador e diretor do Independent Living Institute – Suécia) e da European Network on Independent Living (ENIL), bem como de muitas das principais figuras de destaque dos movimentos de apoio à vida independente da Europa, tais como Jorge Falcato (Portugal), Jamie Bolling e Susanne Berg (Suécia), Juan José Maraña (Espanha), Kapka Panayotova (Bulgária),  Eduardo Jorge (Portugal), Peter Wehrli (Suíça), Tina Hogg (Reino Unido), entre outros. 

Gostaríamos de deixar aqui o nosso convite para assistir e participar nas discussões deste, e de solicitar o vosso apoio na divulgação do evento junto da vossa lista de contactos com possível interesse. 

Site do evento, programa, oradores e ficha de inscrição: aqui. 

Fernando Fontes (Projecto DECIDE – CES)
Jorge Falcato Simões (Presidente CVI)
Catarina Marado (CAVI-CVI Lisboa)

Notícias Relacionadas

Comunicado da APD sobre os graves incidentes na Assembleia da República

Na passada quinta-feira, 13 de fevereiro, na Assembleia da República, teve lugar acontecimento inédito, indigno, sintoma de menosprezo pela democracia, que julgávamos impossível. Deputados do Chega insultaram a Deputada Ana Sofia Antunes, pessoa com deficiência visual, através de comentários e afirmações indecentes.

Desde já, manifestamos a nossa solidariedade com a deputada em questão, bem como com todas as pessoas que diariamente sofrem com os insultos e as diversas agressões com base na sua deficiência.

QUESTIONÁRIO | Acessibilidade no pagamento de bens e serviços

No âmbito do estudo que está a ser levado a cabo pelo Banco Central Europeu para compreender o impacto que os meios de pagamento digitais têm na capacidade de compreensão dos cidadãos para fazer pagamentos em retalho, solicitamos a todos a resposta a umas breves questões para identificar elementos-chave no que concerne à acessibilidade digital. O questionário é anónimo e não tomará muito tempo a responder. Disponível até 20 de fevereiro. Colabore!

APD celebra protocolo com Misericórdias Saúde

A Associação Portuguesa de Deficientes celebrou um protocolo de parceria com a Misericórdias Saúde, disponibilizando aos seus associados um plano de saúde com condições especiais.

Skip to content