Categorias
Notícias

Ampla, Mostra de Cinema Inclusivo – Culturgest

Primeira edição da Ampla, uma mostra de cinema que reúne uma seleção de filmes premiados em 2021 nos principais festivais que decorrem em Portugal. Esta mostra é organizada pela Horta Seca – Associação Cultural, com a co-produção da Culturgest e a consultoria da Acesso Cultura, tendo como parceiros a Fundação Liga, a Bengala Mágica, a Associação Cultural de Surdos da Amadora e a APPDA Lisboa.

Para ser o mais inclusiva possível, todos os filmes que compõem a mostra são exibidos com legendas descritivas, interpretação em língua gestual portuguesa, audiodescrição e audiolegendas, convidando também a comunidade Surda e as pessoas com necessidades específicas a desfrutarem das sessões. Estão ainda contempladas sessões descontraídas que decorrem num ambiente mais relaxado e está contemplada a acessibilidade no espaço físico para as pessoas que utilizam cadeiras de rodas.

O segundo fim-de-semana da mostra vai acontecer nos dias 1, 2, 3 de Abril na Culturgest. 

No site www.amplamostra.pt encontram toda a informação sobre a programação e a mostra. 

Dispomos também de um vídeo de divulgação legendado e com interpretação em língua gestual portuguesa que poderão utilizar: https://www.dropbox.com/sh/quldqf3hm9safeo/AABzYPT9Hzla_lHx_EKRCFFRa?dl=0

Link onde poderão encontrar um press kit com materiais: https://drive.google.com/drive/folders/1_2Fj9ZzmgmHvD14cW1y-cvSJ1ab8kggR 


Facebook: https://www.facebook.com/amplamostra e instagram: https://www.instagram.com/amplamostra/

Categorias
Notícias

TBA – A Nossa Cidade – com audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa

Teatro do Bairro Alto, isto é o TBA, é um novo teatro municipal de Lisboa. Desde outubro de 2019 que se dedica à criação e apresentação de projetos artísticos experimentais, bem como às práticas discursivas que os rodeiam e atravessam. A acessibilidade é uma preocupação transversal a todo o trabalho desenvolvido pelo TBA. Por isso, durante as últimas obras, dotáram o edifício de novas acessibilidades.

A parte pública tem agora um elevador, sinalética podotáctil e sinalética em alto relevo e em braille. Ao mesmo tempo, os bastidores ganharam um camarim acessível e dois novos WC acessíveis.

Próxima sessão acessível no TBA  

A Nossa Cidade com audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa

18 julho às 17h (domingo)  Reconhecimento de palco às 16h

Sessão com audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa

12€

Desconto para pessoas com necessidades especíais: 30% – pessoa acompanhante ou Cuidador beneficiam de um convite complementar.

Para solicitar o convite, envie-nos um e-mail para bilheteira@teatrodobairroalto.pt

Categorias
Notícias

São Luiz – Comédia de Bastidores

No dia 9, domingo, às 17h30, haverá uma sessão com audiodescrição (AD), em cena na Sala Luis Miguel Cintra estará  COMÉDIA DE BASTIDORES, de Alan Ayckbourn com Encenação de Nuno Carinhas e João Cardoso . O reconhecimento de palco é às 16h30,  seguindo todas as normas da DGS.

Categorias
Notícias

Acesso Cultura – Agenda de Programação Acessivel

Os museus, bibliotecas e arquivos já reabriram. Também os teatros e cinemas. Consultem a nossa agenda Cultura Acessível para conhecer as diversas opções, que incluem interpretação em Língua Gestual Portuguesa, legendagem em português, audiodescrição ou sessões descontraídas.

Permitam-nos destacar:

  • Em primeiro lugar, o nosso debate “Recrutar para a inclusão” no dia 20 de Abril, às 18h30 no Zoom. Terá interpretação em LGP (por duas estagiárias, finalistas do curso de LGP na Escola Superior de Educação de Coimbra) e legendagem automática em português.
  • Festiva Política no Cinema São Jorge, com vários filmes e debates com interpretação em LGP e com todos os filmes legendados.
  • O espectáculo de Diana Niepce “Anda, Diana”, no Teatro do Bairro Alto. No dia 24 com interpretação em LGP, legendagem e audiodescrição.
  • Podem ainda colocar desde já na vossa agenda o espectáculo “Comédia de Bastidores” no Teatro São Luiz. No dia 9 de Maio, terá interpretação em LGP e audiodescrição.

Informação disponibilizada por: Cultura Acessível.

Maria Vlachou
Acesso Cultura | Directora Executiva

Categorias
Notícias

Em Hollywood – Livro de Maria Inês Bernardo

O meu primeiro livro, aos 11 anos de idade!

Olá
O meu nome é Maria Inês Tavares Bernardo e nasci no dia 12 de dezembro de 2009, na ilha de São Miguel, Açores.
Aos cinco anos vivi quase um ano em Lisboa, porque a minha mãe estava nos tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Depois voltei para a minha ilha de São Miguel e continuo na escola, sempre com boas notas e bom comportamento.
No mundo dos livros eu encontrei a magia, a força e a coragem para enfrentar todas as dificuldades da vida.  
Só tendo 11 anos de idade escrevi mais uma das minhas histórias só que, desta vez, decidi lutar pelo meu sonho de me tornar oficialmente numa escritora e publiquei um livro chamado “Em Hollywood“.
Já estou a escrever o meu segundo livro, mas preciso que o primeiro seja um sucesso para publicar o segundo, que está muito melhor!
Gostava muito que comprassem o meu livro, porque assim todas as crianças da minha idade podiam ver que é possível lutar muito e concretizar os nossos sonhos.
Espero que me ajudem porque eu quero tornar-me uma grande escritora que leve a Língua Portuguesa pelo mundo fora e porque quero muito ir estudar na Universidade de Harvard. Por isso tenho de trabalhar muito para conseguir ter uma conta para pagar os meus estudos em Harvard e ao mesmo tempo continuar a fazer o que eu adoro: escrever!!!
Espero que comprem o meu primeiro livro e continuem a seguir a minha escrita, a minha imaginação e pensamentos, até eu ser uma escritora a escrever em Português para todo o mundo! Porque eu acredito que vou conseguir atingir o meu sonho!

Obrigada 
Em Hollywood – Maria Inês Bernardo

 

Sinopse:

 “Em Hollywood”
 Emily, uma rapariga aparentemente simples, decidiu   aventurar-se   com  a   sua melhor amiga num fantástico fim de   semana em   Hollywood.  Por entre   muitas aventuras e desafios,   Emily   encontrou-se  inesperadamente com a   sua sósia famosa.   A partir   desse momento a sua vida deu uma reviravolta   e, além  de   conhecer o seu primeiro amor, Emily entrou no   mundo das   estrelas, um mundo com muita fama, peripécias e,   até, traições!»

 https://www.chiadobooks.com/livraria/em-hollywood 

Categorias
Notícias

O Teatro São Luiz continua a vir até nós

Se continuamos a não poder ir ao São Luiz, o São Luiz continua a vir até nós

Sandra Faleiro virou a Sala Luis Miguel Cintra ao contrário e pôs os espectadores no palco e os atores na plateia. Agora imagine que o nosso palco é a sua casa, instale-se confortavelmente e ligue a televisão ou o computador – quanto maior o ecrã, melhor poderá usufruir da experiência de assistir a O Cerejal à distância. 

Depois de Cabaret Repórter X, de André Murraças, em cena-online até 7 de fevereiro, o Teatro São Luiz transmite também O Cerejal, recém estreada adaptação do eterno texto de Tchékov. Compre o seu bilhete e vá ao teatro sem sair do sofá. 

O CEREJAL, de Anton Tchekov, com encenação de Sandra Faleiro 
transmissão online 

11 a 14 de fevereiro  
terça a sábado, 20h
domingo, 17h30
M/12

CABARET REPÓRTER X, de André Murraças
transmissão online 

26 a 31 de janeiro e 2 a 7 de fevereiro  
terça a sábado, 19h30 
domingo, 16h
M/12

preço €3 
Bilhetes à venda AQUI
Mais informações em  teatrosaoluiz.pt

 

Novas datas  

Sem sabermos ainda quando poderemos abrir as portas do Teatro, a agenda de espetáculos do São Luiz vai sendo reformulada seguindo as medidas de controlo da pandemia. Assim, julho será o mês do regresso de O Cerejal, interrompido logo no princípio de carreira em janeiro, e da apresentação de Democracy Has Been Detected, inicialmente previsto para fevereiro. 

 Há revista no São Luiz 

Neste início de ano e, apesar da pandemia, apresentamos um novo formato de programa do Teatro São Luiz: uma revista (quase) trimestral, onde se pode conhecer a programação, os artistas que aqui se apresentam, aqueles que visitam esta casa e também aquilo que nos move no dia-a-dia, os nossos propósitos e o nosso trabalho nos bastidores. Três vezes ao longo de cada temporada, teremos uma nova edição, com histórias, entrevistas, reportagens, memórias e com tudo aquilo que cabe no São Luiz. 

A edição de janeiro a março 2021 pode ser consultada aqui. E, apesar das portas fechadas e dos espetáculos suspensos – e das consequentes datas e horários de apresentação alterados – garantimos que terá muito para ler. Aproveite o confinamento para conhecer melhor o São Luiz e aqueles que por aqui passam. Até já! 

 Aproveite o confinamento para conhecer melhor o São Luiz e aqueles que por aqui passam. Até já! 


Para mais informações, contactar:
(+351) 213 257 650
bilheteira@teatrosaoluiz.pt

ou visite-nos em
teatrosaoluiz.pt

Categorias
Notícias

Ver Com Outros Olhos – Exposição

Grupos de até 8 pessoas não havendo numero mínimo.
A exposição integra a visualização de um documentário com cerca de 40 minutos recomendando com a duração mínima da visita cerca de 90 minutos.
Marcação através dos contactos constantes do convite devendo indicar a data e hora pretendida, o numero de participantes, o
A confirmação será efetuada preferencialmente por email.

Maria Cristina Barradas

Assistente Técnica
DCSH – Unidade Inclusão e Cidadania -Secretariado
Telefone 211 150 164 | Extensão 43 80 73
E-mail  maria_barradas@cm-loures.pt

De acordo com as medidas de contenção COVID-19 relembramos:
Obrigatório o uso de máscara durante todo o tempo da visita.
Não deve participar na visita se tiver sintomas.

Categorias
Notícias

CARTAS de AMOR IBÉRICAS – Peça Teatral

PRODUÇÃO DO ESPECTÁCULO – CARTAS DE CEGOS para montagem teatral

 “CARTAS IBERICAS: TERRAS DA ESPANHA, AREIAS DE PORTUGAL”

O Espectáculo Teatral “Cartas Ibéricas” é uma produção teatral profissional que estará em cartaz nos principais teatros do país, e neste momento estamos a compilar as histórias de amor representadas em cartas antigas para compor o guião.

Estamos em contacto com os Centros de Apoio aos Deficientes Visuais de Portugal, pois estamos em busca de cegos que possuam cartas de Amor… procuramos as cartas para compor o guião do Espectáculo Teatral “Cartas Ibéricas”.

O Espectáculo “Cartas Ibéricas” será composto por histórias de diversas formas de amor, e nos interessaria muito relatarmos uma historia de amor de um deficiente visual… pode ser entre dois deficientes, ou apenas um dos dois… 

Estamos a procurar em todo Portugal e Espanha estas cartas de amor… O amor em suas variadas formas: entre marido e esposa, esposa e amante, mãe e filhos, amigas, aluno e professor, enfim, qualquer tipo de representação de amor… qualquer carta que seja representante fiel deste tema tão inerente a vida de todos nós: o Amor!!

A atriz e criadora do espetáculo Vanessa Navas, juntamente com a guionista Raquel Constante, entrarão em contato com as histórias mais peculiares e emocionantes de amor que encontrarem, para assim, introduzirem estas histórias no enredo de “Cartas Ibéricas”

 

Contacto:

cartasibericas@gmail.com

Tlm/Wpp: 919 757 898

Categorias
Notícias

Aulas Online pela CIM-Companhia de Dança

A CiM – Companhia de Dança lança uma forma uma proposta de dança inclusiva através da internet..

Sejam todos bem-vindos à temporada de FORMAÇÃO 2020/2021 da CiM – Companhia de Dança.
Este ano iniciamos as nossas catividades de FORMAÇÃO regular já no dia 21 de Setembro e as inscrições já estão disponíveis em https://forms.gle/SwvSiaXbu9XfKjz98.

“CiM – Companhia de Dança vai entrar na sua casa com ritmo, força, agilidade, fluidez e concentração, numa aproximação, integração e transformação através da DANÇA e de outras linguagens artísticas.
Há que sorrir à vida e continuar em movimento, ser amigo do medo e convidá-lo a dançar, para que consigamos dissipar qualquer dúvida que seja, que neste tempo só há espaço para avançar.
A CiM convida-o a dançar, mesmo que por agora em virtual, descobrimos a capacidade de ultrapassar, sonhar e projectar um futuro para além dos quadrados digitais com todos. E todos somos muitos mas queremos uma imensidão para que juntos sejamos ainda mais capazes de tudo isto.”

Ana Rita Barata – Direcção Artística

Nesta temporada a CiM promove aulas regulares dirigidas a Crianças e Jovens, Adultos sem formação prévia em dança – com imensa vontade de se expressarem pelo movimento, vamos recomeçar com as sessões do método Danceability by CiM e ainda aulas dirigidas a Instituições.
Todas estas aulas vão acontecer de forma regular, todas as semanas, e estamos a preparar aulas, workshops e sessões pontuais que brevemente daremos mais notícias.
Relativamente às aulas dirigidas especialmente para instituições/associações/entidades e seus colaboradores, clientes e utentes, são estruturadas para poderem ser acessíveis a todos independentemente da idade, género, condição social, física ou cognitiva. Podem ser realizadas em qualquer sala/espaço, interior ou ar livre e são acessíveis a todos sem necessidade de utilização de qualquer equipamento adicional. Estas sessões são orientadas pela equipa pedagógica da CiM e com presença também de bailarinos, intérpretes e alunos do projeto de formação PEPA da companhia.
As aulas começam já em Setembro e durante este mês existem algumas condições especiais de acesso.

Contacte-nos:
Horários, condições e informações e inscrições através de:
https://forms.gle/SwvSiaXbu9XfKjz98
cim.companhiadedanca@gmail.com
ou os telefones 968 422 808 / 91 404 04 71 /  21 393 24 10

A CiM – Companhia de Dança quer continuar ligada a cada pessoa, e por isso fica o convite de dançar connosco nesta nova temporada, neste lugar para todos.

www.voarte.com <http://www.voarte.com 

Categorias
Notícias

Casa Fernando Pessoa – Visita com audiodescrição

A Casa Fernando Pessoa realiza mais uma visita acessível, com audiodescrição no dia 2 de Fevereiro de 2019 às 15h.

Esta visita está pensada para o público com deficiência visual.

Faça a sua marcação e venha conhecer este espaço.

Encontrará mais informações sobre esta visita em: https://www.casafernandopessoa.pt/pt/cfp/info/acessibilidades.

Skip to content