Categorias
Desporto Notícias Torneio Basquetebol APD

23º Torneio Internacional de Lisboa Basquetebol em Cadeira de Rodas

Decorreu, nos dias 28 e 29 de setembro, no Pavilhão Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa, o 23º Torneio Internacional de Lisboa de Basquetebol em Cadeira de Rodas.

Participaram no Torneio a equipa organizadora – APD-Lisboa, o Campeão Nacional – APD Braga, e duas equipas espanholas – CP Mideba e Basketmi Ferrol.

A classificação do Torneio foi a seguinte:

1º lugar – CP Mideba

2º lugar – APD Braga

3º lugar – Basketmi Ferrol

4º Lugar – APD Lisboa

Este Torneio foi, uma vez mais, um grande acontecimento desportivo, sendo o último momento preparativo das equipas, antes do começo das provas oficiais, assinalado pela disputa da Supertaça, a 13 de Outubro, em Famalicão, entre APD Braga e BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto.

Agradecemos a todos os atletas envolvidos, treinadores, equipa de arbitragem, voluntários, dirigentes, trabalhadores da APD e patrocinadores, pelo êxito de mais uma edição do Torneio, que se tornou, ao longo de 23 anos, uma forma de inspiração capaz de transformar vidas, para além da necessária sensibilização da população para as potencialidades do desporto praticado pelas pessoas com deficiência.

Intervenção de Gisela Valente, Presidente da APD, no encerramento do 23º Torneio Internacional de Lisboa.

Ver Álbum de fotografias

Categorias
Desporto Notícias Torneio Basquetebol APD

23º Torneio Internacional de Lisboa Basquetebol em Cadeira de Rodas

Categorias
Notícias

Portugal com 27 atletas de 10 modalidades nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

A cerimónia de apresentação da Missão Portuguesa aos Jogos Paralímpicos Paris 2024 decorreu nos jardins da Câmara Municipal de Loures, confirmando a presença de 27 atletas de 10 modalidades nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. A Missão Portuguesa conta com sete atletas estreantes em Jogos Paralímpicos, 17 atletas do género masculino e 10 do género feminino que irão competir em 39 eventos medalháveis de 28 de agosto a 8 de setembro em Paris. 

O boccia apresenta-se como a modalidade mais representada, com sete atletas. As modalidades de triatlo e powerlifting asseguram a estreia nacional em Jogos Paralímpicos. Atletismo, badminton, canoagem, ciclismo, judo, natação e tiro terão também atletas portugueses em competição. 

As 10 modalidades em que Portugal estará representado em Paris 2024 constituem um recorde no que concerne ao número de modalidades com representação nacional em edições de Jogos Paralímpicos, superando as oito modalidades registadas em Tóquio 2020.  

Categorias
Desporto Notícias

Liga BCR Pré-qualificação – 2ª Jornada

APD Lisboa X APD Leiria

1 Novembro | 15 horas

Pavilhão do Lis

Categorias
Artigos Comunicados

APD solidária com atletas excluídos da Meia Maratona de Lisboa

Na sequência dos acontecimentos registados na meia-maratona de Lisboa do passado dia 12 de março, onde participantes inscritos da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa foram impedidos de participar pela organização da prova, que alegou questões de segurança, a APD não pode deixar de manifestar o seu repúdio pela posição tomada pelo Maratona Clube de Portugal, uma vez que a proibição de participação de atletas em cadeiras de rodas constituiu não só uma violação ao regulamento da prova, bem como uma violação da Lei da Não Discriminação.

A APD está solidária com a APCL, os Iron Brothers e todos aqueles que foram impedidos de participar nesta prova desportiva, apelando à organização que, em conjunto com as organizações de pessoas com deficiência, possam encontrar para o futuro a forma adequada de todos poderem participar em segurança, em condições de igualdade, garantindo a inclusão de todos os atletas.

A APD, com a sua experiência e conhecimento, mostra-se disponível para trabalhar com a APCL e a organização, para garantir que nenhum atleta com deficiência seja excluído de participar nesta fantástica prova.

Categorias
Desporto Notícias

Clube Atlético de Codessoso/CAO conquistou o campeonato nacional de futsal adaptado

A final do campeonato nacional de futsal modalidade adaptada foi disputada ente o Clube de Gaia e CA Codessoso/CAO.

Vitória histórica dos atletas do CA Codessoso/CAO, que chegaram à final eliminando os seus congéneres de Baião nas meias finais (2-1). No apuramento conseguiram ser repescados com um empate (0-0) no tempo regulamentar contra o Clube de Gaia B, competição onde estiveram presentes equipas das ilhas, CAT Amarante, FC Porto entre outras equipas. Na final os atletas do CA Codessoso/CAO foram mais fortes e venceram o adversário por 3-1, deitando mão à merecida taça de campeões. 

Skip to content