Categorias
Desporto Notícias Torneio Basquetebol APD

23º Torneio Internacional de Lisboa Basquetebol em Cadeira de Rodas

Decorreu, nos dias 28 e 29 de setembro, no Pavilhão Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa, o 23º Torneio Internacional de Lisboa de Basquetebol em Cadeira de Rodas.

Participaram no Torneio a equipa organizadora – APD-Lisboa, o Campeão Nacional – APD Braga, e duas equipas espanholas – CP Mideba e Basketmi Ferrol.

A classificação do Torneio foi a seguinte:

1º lugar – CP Mideba

2º lugar – APD Braga

3º lugar – Basketmi Ferrol

4º Lugar – APD Lisboa

Este Torneio foi, uma vez mais, um grande acontecimento desportivo, sendo o último momento preparativo das equipas, antes do começo das provas oficiais, assinalado pela disputa da Supertaça, a 13 de Outubro, em Famalicão, entre APD Braga e BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto.

Agradecemos a todos os atletas envolvidos, treinadores, equipa de arbitragem, voluntários, dirigentes, trabalhadores da APD e patrocinadores, pelo êxito de mais uma edição do Torneio, que se tornou, ao longo de 23 anos, uma forma de inspiração capaz de transformar vidas, para além da necessária sensibilização da população para as potencialidades do desporto praticado pelas pessoas com deficiência.

Intervenção de Gisela Valente, Presidente da APD, no encerramento do 23º Torneio Internacional de Lisboa.

Ver Álbum de fotografias

Categorias
Notícias

50º Aniversário do 25 de Abril em Lisboa

Apelo da Presidente da APD, Gisela Valente, à participação no desfile comemorativo do 50º Aniversário do 25 de Abril.

Categorias
Notícias

22º Torneio Internacional de Lisboa

Vai realizar-se, em 30 de setembro e 1 de outubro, o 22º Torneio Internacional de Basquetebol em cadeira de rodas, organizado pela APD Lisboa.
Foram convidadas a participar a equipa do BC Gaia (campeão nacional de 2021/2022) e duas equipas estrangeiras (Mideba Extremadura e Basketmi Ferrol). O Torneio terá lugar no Pavilhão Municipal Casal Vistoso e tem como principal parceiro a CM Lisboa, envolvendo cerca de cento e cinquenta participantes, entre atletas, treinadores, árbitros e restante pessoal de apoio.

Categorias
Notícias

Apresentação Pública «Minuto Acessível»

A APD, no âmbito de um projeto submetido ao Instituto Nacional para a Reabilitação, encontra-se a desenvolver uma Campanha Digital de Sensibilização, intitulada “Minuto Acessível”, centrada no direito à acessibilidade das pessoas com deficiência e nos obstáculos que enfrentam diariamente para a sua concretização. Esta campanha é composta por 30 episódios com duração de um minuto, que retratam diversos assuntos no âmbito da acessibilidade, e que irão para o ar, diariamente, durante o mês de Junho, no canal YouTube da Associação Portuguesa de Deficientes e com divulgação nas suas redes sociais. A apresentação pública da campanha teve lugar no dia 30 de Maio, com a apresentação do spot promocional e do primeiro episódio, seguido de um debate sobre as questões da acessibilidade nas suas diversas vertentes, protagonizado pelo Arquitecto Nuno Ventura Bento, Coordenador na Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo; a Dra. Manuela Nunes da Ponte, Mestre em Ciências da Educação e responsável pela criação e coordenação da Unidade de Técnicas Aumentativas e Alternativas de Comunicação do Centro de Reabilitação Calouste Gulbenkian; e Luís Oliveira, Tesoureiro da Direcção Nacional da APD.

Galeria de Imagens

SPOT PROMOCIONAL
Categorias
Notícias

Comemorações 1º Maio em Lisboa

Em Maio, continuamos a lutar pela justiça social e pelos direitos, por melhores condições de vida e de trabalho, por emprego com direitos, salários e horários dignos, mas também a festejar o que conquistámos num dia em que afirmamos a unidade, fraternidade e solidariedade de todos os trabalhadores. Estaremos presentes, em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, em defesa do direito ao emprego para todos.

Venha visitar o nosso espaço na Alameda! A partir das 10h30.

Categorias
Notícias

APD parceira no Projecto Spaces4all

A APD é parceira no Projeto Spaces4All, uma solução digital concebida para ajudar pessoas com deficiência visual, auditiva e motoras a explorar com segurança os espaços públicos urbanos em Lisboa.

O foco principal do Spaces4All é melhorar o acesso a espaços públicos para pessoas com deficiência visual, auditiva e motora. A aplicação apoia e acompanha o movimento dentro de espaços públicos, utilizando a navegação GPS e um software de acessibilidade visual, tornando a navegação dos utilizadores mais fácil e segura pela cidade. Dá especial ênfase ao acesso a espaços públicos urbanos, como jardins, parques e cemitérios, permitindo que os indivíduos desfrutem da dimensão cultural desses lugares. A solução digital verifica e constrói a acessibilidade a estes locais públicos urbanos, com foco no apoio às pessoas com deficiência.

O projeto “Spaces4All” já tem página de website (www.spaces4all.pt), e presença nas redes sociais Instagram (https://www.instagram.com/spaces4all_/) e Facebook (https://www.facebook.com/profile.php?id=100091212655493).

Categorias
Notícias

Comemorações 49º aniversário 25 Abril em Lisboa

A APD esteve presente, em conjunto com outras organizações de pessoas com deficiência, nas comemorações populares do 49º aniversário do 25 de Abril, em Lisboa. Várias dezenas de pessoas juntaram-se a nós na Av. da Liberdade, na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, e foram muitas as palavras de ordem gritadas bem alto, defendendo a inclusão, as acessibilidades, o direito ao emprego, a educação inclusiva, a reforma antecipada para quem tem mais de 60% de incapacidade, o desporto para todos, o acesso a cuidados de saúde, e a defesa dos valores de Abril. 25 de Abril sempre!

Galeria de imagens

Categorias
Notícias

Comemorações 49º Aniversário 25 de Abril

Neste período de dificuldades acrescidas para população, em geral, e para as pessoas com deficiência, em particular, convidamos todos os sócios e amigos da APD a continuar a luta pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência, integrando o desfile das comemorações populares do 25 de Abril em Lisboa.

Tragam as vossas reivindicações e juntem-se a nós!

O ponto de encontro será às 15 horas, na esquina da Av. Alexandre Herculano com a Av. Liberdade, em frente à Max Mara (junto ao quiosque).

Juntos somos mais fortes! Contamos com a vossa presença!

cartaz com um desenho de um cravo vermelho com o texto «49 anos», em tons de azul, amarelo e vermelho.
Categorias
Notícias

APD estabelece parceria para uma Lisboa mais acessível e inclusiva

A APD estabeleceu uma parceria com a Willeasy (Startup Inovadora com Vocação Social que desenvolve soluções tecnológicas, sediada em Itália), no âmbito do Projecto Voxpop, programa cofinanciado pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através da Iniciativa Urbana Europeia, que visa identificar e implementar soluções inovadoras para o desenvolvimento da mobilidade urbana acessível e inclusiva na zona de Lisboa.

No seguimento desta parceria, divulgamos um questionário sobre as necessidades das pessoas com deficiência quando visitam uma atracção turística. Ao preencher este questionário pode ajudar muitas outras pessoas sobre as condições existentes.

O questionário é completamente anónimo e será utilizado pela Willeasy para desenvolver uma solução tecnológica que permitirá cartografar os locais de acordo com as necessidades reais das pessoas.

O questionário pode ser acedido em: https://form.jotform.com/230654783010046

Categorias
Desporto Notícias

Exclusão de cadeiras de rodas da meia-maratona de Lisboa levanta contestação

A Meia Maratona de Lisboa teve lugar neste domingo, 12 de março, mas, nem todos conseguiram participar. O grupo da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa acabou “barrado” à entrada. A organização do evento alegou razões de segurança para a exclusão.

O Maratona Clube de Portugal, promotor da Meia Maratona de Lisboa alegou que «a não participação de concorrentes em cadeiras de rodas, cadeiras de bebés e outros equipamentos nas provas deste domingo se deve exclusivamente a questões de segurança e em consequência de incidentes graves ocorridos em edições anteriores»

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) já reagiram, em comunicado, repudiando a exclusão de pessoas em cadeira de rodas da meia-maratona de Lisboa, no domingo passado, por alegadas questões de segurança.

“O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) vêm demonstrar o seu repúdio quanto aos acontecimentos relatados, que constituem não só uma violação do regulamento em si, como uma clara violação da Lei da Não Discriminação, devendo, como tal, ser punido nos termos previstos”, pode ler-se no comunicado conjunto dos dois institutos.

Skip to content